
Esta é mais uma conquista para a Escola Leonardo Negrão e para toda comunidade escolar e do bairro que com certeza terá mais um motivo de fazer parte da família Leonardo Negrão. Parabéns!

A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2 e H2N3.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndromafebre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, naúsea, vômito e diarréia gripal e em geral calafrios.
- Crianças com menos de cinco anos, especialmente aquelAs que estejam a ser medicadas. O risco de complicações severas é ainda maior para os menores de dois anos.
- Maiores de 65 anos: especialmente os residentes de lares de terceira idade e de casas onde se prestam cuidados de saúde a doentes crónicos.
- Pessoas com doença crónica renal, cardiovascular (excepto hipertensão), pulmonar (incluindo a asma), neurológica, neuromuscular e hepática.
- Diabéticos
- Adultos com HIV ou com um sistema imunológico debilitado devido à toma de medicação ou a tratamentos: nestes casos, a menor resistência às doenças respiratórias pode facilitar a ocorrência de penumonia.
- Mulheres grávidas: as mães que estejam a amamentar e tenham sido infectadas devem continuar com a aleitação, aconselha aquele organismo, já que o leite materno contém substâncias necessárias para fortalecer o sistema imunitário dos bebés.
- Fumadores e obesos: novas evidência parecem indicar que são dois grupos de risco para a doença, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Este é o segundo ano de realização das Oficinas do Projeto Escola de Portas Abertas realizado por diversas Escolas do Estado do Pará inclusive a Escola Estadual Prof. Leonardo Negrão de Sousa onde, durante os finais de semana, voluntários da Escola e da própria comunidade realizam diversas oficinas, tais como: street dance (dança de rua), crochê, pintura em gêsso, costura e bordado - a fim de ensinar aos interessados a conhecer e dominar técnicas de trabalho alheios à diversão e oportunidades de aprender algo novo.
A Escola Leonardo Negrão de Sousa apesar de seus 17 anos de trabalho serem, de certo modo, recente já formou diversos alunos que hoje atuam no município de Abaetetuba ou demais municípios viznhos, tais como Belém, Moju, Igarapé-Miri, Barcarena e Vila dos Cabanos em diversas funções ou até mesmo na própria escola como é o caso de alguns professores que após serem aprovados nos concurso promovidos pela SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Pará) optaram o retorno para a Escola Leonardo Negrão não apenas pela aproximação de suas residências pela escola, mas por se identificarem com a escola em si e a realidade do bairro e saber que agora podem contribuir com o desenvolvimento da escola que apesar de se localizar na periferia do municipío de Abaetetuba mostra que possui a capacidade de interagir com seus alunos e encaminhá-los ao mundo, prontos para vencer.
Apos 4 anos de espera finalmente é reinaugurado o Bloco Multidisciplinar da Escola Estadual Leonardo Negrão de Sousa que conta agora com um Laboratório Multidisciplinar, um Laboratório de Informática e uma Sala de Leitura.